sexta-feira, 15 de junho de 2012

Permanência do Aluno


Estamos iniciando um estudo sobre as causas possíveis da evasão nos cursos técnicos e assim apontarmos caminhos que possam suavizar essas perdas que em alguns cursos são bem expressivas.
Para tanto solicitamos que a equipe escolar inicie um trabalho de pesquisa sistematizada, específica aos problemas dos cursos oferecidos na Unidade Escolar e que busque reduzir a distância entre o indicador e o indicado, entre teoria e dados, entre contexto e ação, para que não venhamos divagar sobre possibilidades ou apegar-se a justificativas já padronizadas.
O objetivo é identificarmos de maneira mais próxima possível o que tem motivado nossos alunos a deixarem os cursos nos quais foram matriculados.
Lembramos que para o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta todas as variáveis são importantes e devem ser consideradas, visando uma análise mais profunda e compreensão dos dados coletados, para tanto podem ser utilizados documentos (diários da classe, atas de Conselhos de Classe, etc), questionários, contato face a face, enquetes pela internet (site da U.E., por exemplo), enquetes telefônicas, entre outras.
Este, indubitavelmente, é um problema que aflige um grande número de nossas escolas ou cursos por ela ministrados e dessa forma, indicamos que seja prioridade esse trabalho.
Solicitamos a vocês que analisem o cronograma de prazos para uma primeira apresentação de informações e que não seja muito distante, pois como sabemos os resultados são provisórios e focados na realidade atual da Etec. Podem ser feitas sugestões para adequações ao cronograma.

Relatórios/Fases
Data Máxima para Encaminhamento
Conteúdo
Relatório Inicial
10/junho/2012
Instrumentos metodológicos utilizados, público analisado, dados coletados (apresentados através de tabelas, gráficos), causas prováveis(pressupostos), definição de regras, histórico do(s) curso(s) com problema(s).
Relatório Parcial
10/agosto/2012
Organização dos dados por relevância; pistas e indicações que possam servir de fundamento para propostas de planejamento,
transformação de relações, mudanças institucionais, dentre outras possibilidades. Ações complicadoras identificadas.
Relatório Final
10/outubro/2012
Causas identificadas, ações possíveis (articular conclusões com um plano específico).
Inclusão de Projetos Específicos no PPG 2013.


Aspectos importantes para Análise:

  1. 1- Divulgação do Vestibulinho (amplitude regional; classes descentralizadas; cursos oferecidos na Etec, Descentralizadas e outras Instituições; dificuldades na divulgação/impedimentos, demanda etc)
  2. Matrícula ( não efetivação de matrícula, convocação dos classificados)
  3. Trancamentos de Matrícula, Desistências, Perdas Semestrais - causas apontadas e avaliadas
  4. Aprovados e Concluintes/Curso
  5. alunos com Estágio Supervisionado/facilidade de estágio/ parcerias com empresas
  6. Empregabilidade (egressos trabalhando na área)
  7. Consulte : Atas de Conselho de Classe Intermediário Final, Falta de/do Professor, Reposições/Substituições, Claro Docente, Frequência dos alunos, Banco de Dados, GDAE. WebSAI
  8. Outros fatores
Responda também à pesquisa:




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