segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Arte Tribal Africana: Centro Cultural tem nova exposição


Arte Tribal Africana: Centro Cultural tem nova exposição

Em continuidade às comemorações do Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição Arte Tribal Africana, no Salão Branco do Congresso Nacional. A mostra traz 60 peças criadas entre os séculos XVII e XX, pertencentes ao acervo de quase cinco mil itens do África Brasil Museu Intercontinental, no Espírito Santo.

São máscaras, esculturas, totens e objetos de várias etnias africanas que compõem um mosaico representativo da história desse continente. Poucos séculos atrás, a civilização africana foi considerada bárbara e passível de escravidão, fato que se consumou por dezenas de anos. Ao buscar inspiração na arte tribal, artistas como Picasso e Modigliani valorizam a grandeza e a riqueza cultural do povo da África.

A exposição facilita uma melhor compreensão da contribuição do negro para a constituição da civilização brasileira. Também representa o reconhecimento do Brasil para com a mãe África e sua importância na concepção da arte moderna no mundo.

É possível encontrar muitas obras com elementos animais e minerais. Essas representações formam um conjunto de testemunhos que comprovam ser a arte tribal um conceito que remonta a épocas distantes. Revela as faces, as lutas e as conquistas do homem em diferentes estágios de sua evolução, o que somente o milenar continente africano pode oferecer.

Instalado no Porto de São Mateus, ao norte do Estado, o ÁfricaBrasil MuseuIntercontinental nasceu da orientação intelectual do antropólogo Darcy Ribeiro, que defendia a criação de um espaço capaz de congregar a arte tribal africana e de estudar o processo escravocrata no Brasil. Foi criado e gerido com recursos privados,após 35 anos de pesquisa, doação de colecionadores e de estudiosos. Ao reunir o maior número possível de objetos dos séculos XVII a XX, o museu se converteu em um importante centro de difusão e pesquisa da arte tribal.
Apresentação do Grupo Folclórico Ticumbi

A cerimônia oficial de abertura acontecerá no dia 20 de novembro (terça-feira), às 18 horas. Durante o evento, haverá apresentação de Grupo Folclórico de Ticumbi, manifestação afrodescendente que representa a luta entre dois reis para louvar São Benedito: Rei de Bamba e o Rei de Congo. O grupo, formado por 18 pessoas, todos negros, é considerado o mais genuíno do estado do Espírito Santo. O curador da mostra, Maciel de Aguiar, é Vassalo - espécie de ajudante - do grupo há mais de 45 anos. mas as obras podem ser vistas antes, a partir de 13 de novembro, até 16 de dezembro.

Serviço

Exposição Arte Tribal Africana - acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental

Cerimônia de abertura
Data: 20 de novembro de 2012, terça-feira
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
Horário: 18 horas
Apresentação de Grupo Folclórico de Ticumbi - manifestação folclórica afrodescendente
Entrada franca

Visitação

Período : de 13 de novembro a 16 de dezembro de 2012
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
Horário: todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.