quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alunos da Etec Taquaritinga ganham prêmio do Conselho Regional de Química

Os alunos Amanda da Costa, Cainã de Oliveira e Sabrina Dorta foram os vencedores do 'Prêmio CRQ-IV 2013' (Conselho Regional de Química - 4ª Região), na modalidade Química de Nível Médio. A professora orientadora é Célia Labibe Abud, da Escola Técnica Estadual "Dr. Adail Nunes da Silva". Amanda e Cainã são de Taquaritinga e Sabrina é de Monte Alto.

O grupo receberá R$ 10 mil, além do certificado emitido pelo Conselho. Já a professora ganhará a importância de R$ 4,6 mil (dos valores serão descontados os impostos).
Do total, pelo menos quarenta e nove trabalhos foram inscritos na edição de 2013. O número superou as 33 inscrições realizadas em 2012. O prêmio CRQ-IV tem por finalidade estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, ministrados no estado de São Paulo. 

O projeto dos estudantes da Etec de Taquaritinga mostrou a possibilidade de fazer papel através da casca de coco verde. Eles pesquisaram e chegaram a um novo método, inovador e que não existe na literatura química, onde por meio de adequações no método tradicional de retirar a celulose da madeira, conseguiram também obter o papel através dos resíduos do coco verde.
"O objetivo do trabalho de conclusão de curso dos alunos era o de obter materiais com o reaproveitamento de resíduos", disse a orientadora Célia Abud. De acordo com as informações dos alunos, existe a possibilidade da obtenção da patente deste trabalho num futuro próximo.
"O interessante do resultado deste trabalho é que conseguimos fazer tudo dentro do próprio laboratório da escola, utilizando equipamentos como o autoclave quando precisávamos de uma alta temperatura e pressão para processar a casca do coco", disse Sabrina.

Criado na década de 1970 e reinstituído em 1998, o Prêmio CRQ-IV objetiva incentivar a pesquisa entre os estudantes. O concurso público é aberto a alunos que estiverem matriculados em cursos de nível médio ou superior da área química oferecidos no estado de São Paulo. É dividido em quatro modalidades: Engenharia da Área Química, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de Nível Médio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.